Eventos e notícias sobre o futuro
da educação voltados a líderes
e gestores de Instituições
de Ensino Superior

Uma iniciativa:

Blog

O mercado e as perspectivas do EAD no Fórum de Lideranças: Desafios da Educação

27/04/2016 -

Ensino a Distância

Um debate construtivo sobre como as instituições de ensino estão acompanhando e se adaptando às mudanças na educação superior, com apresentação de cases e troca de experiências entre os gestores de faculdades e universidade. O Fórum de Lideranças: Desafios da Educação é um evento que se propõe a discutir o ensino centrado no aluno e de que formas as instituições conseguem, de forma mais efetiva, impactar positivamente o desempenho dos estudantes.

> Veja informações completas sobre o evento
> Vagas limitadas e gratuitas. Clique e se inscreva!

– São inúmeras as possibilidades de como os debates do Fórum de Lideranças influenciam diretamente nas instituições, desde com otimização e redução de custos até em planejamento da próxima onda de crescimento – explica Pavlos Dias, Gerente da Blackboard no Brasil.

Enriquecendo o conteúdo do evento, Luiz Filipe Trivelato está confirmado como palestrante no Fórum de Lideranças. Diretor Executivo da SAGAH e com mais de 15 anos de experiência em Ensino Superior no Brasil e na América Latina, Trivelato irá apresentar as perspectivas e tendências do mercado de EAD, além de ser mediador do Painel de Debates – momento em que os palestrantes são reunidos para dialogar acerca dos tópicos abordados nas palestras e responder as dúvidas dos participantes.

O Fórum de Lideranças: Desafios da Educação acontece dia 12 de maio, no Insper, em São Paulo. Tem inscrições limitadas e gratuitas. Garanta a sua presença.

Fórum de Lideranças: Desafios da Educação incentiva a troca de experiências entre instituições e palestrantes

19/04/2016 -

Desafios da Educação

Está se aproximando a data para o Fórum de Lideranças: Desafios da Educação. Promovido pelo Grupo A Educação e a Blackboard Brasil, com o apoio do Insper e da SAGAH, o evento acontece no dia 12 de maio e se propõe a discutir tendências e desafios do ensino do futuro e a incentivar a troca de experiências entre instituições. “Nossa proposta é promover um modelo de evento mais conciso e focado no debate, com palestras mais curtas e bastante tempo para discussões entre palestrantes e os presentes”, explica Pavlos Dias, Gerente da Blackboard no Brasil. “Diferentemente de outros eventos, que têm temas mais abrangentes, temos como foco principal o debater de metodologias centradas no aluno e como a tecnologia pode trazer vantagens para os estudantes, melhorando seus desempenhos e o da instituição de ensino como um todo”, complementa.

> Veja informações completas sobre o evento
> Vagas limitadas e gratuitas. Clique e se inscreva!

O Fórum de Lideranças se propõe a apoiar as instituições de ensino por meio do debate de metodologias e atualizações do que há de mais moderno sendo utilizado em faculdades e universidades do Brasil e do mundo. Segundo Pavlos Dias, o aprendizado para cada instituição depende de seu momento: “Uma instituição de grande porte pode encontrar modos para redução de custos e otimização de resultados de alunos ou planejar sua próxima onda de crescimento. Já instituições de pequeno e médio portes se deparam com metodologias inovadoras para atrair novos alunos e diferenciar-se de concorrentes, por exemplo. É o momento de conhecer referências extremamente positivas e adaptá-las para que sejam aplicadas dentro de seus objetivos”.

O Fórum de Lideranças: Desafios da Educação acontece no Insper, em São Paulo, e é voltado para gestores de instituições de ensino. As inscrições são gratuitas e limitadas. Inscreva-se!

Conheça a programação completa do Fórum de Lideranças: Desafios da Educação

15/04/2016 -

Fórum de Lideranças: Desafios da Educação

A oitava edição do Fórum de Lideranças: Desafios da Educação, que acontece no dia 12 de maio, é promovida pela Blackboard e Grupo A Educação, e contará com debates a respeito dos rumos da educação e do ensino centrado no aluno. O tema “O ensino centrado no aluno” provoca os participantes com questões como “inspirar é o novo educar?”, “como você se conecta ao aluno?”, entre outras perguntas que vão ao encontro dos desafios da educação do futuro. Com apoio da SAGAH, empresa de soluções educacionais integradas do Grupo A, o evento será realizado no Insper, em São Paulo, onde gestores de Instituições de Ensino e especialistas em educação irão discutir, analisar e compartilhar experiências sobre melhores práticas educacionais, mostrando resultados e tendências do ensino com foco no estudante.

O Fórum de Lideranças traz palestrantes internacionais que falarão sobre as principais tendências e desafios da educação num contexto global. Entre eles, Dr. William Bill Ballhaus, novo CEO e Presidente da Blackboard, que também é conselheiro na UCLA (Universidade da Califórnia) e Diretor Emérito do Conselho da United States Geospatial Intelligence Foundation; Matthew Small, Vice-presidente de Negócios Internacionais da Blackboard, um dos responsáveis pelo crescimento global da empresa fora dos EUA e Canadá e considerado um dos principais especialistas do mundo em tecnologias para educação. O evento contará, também, com a palestra de Oswaldo Morales Tristán, Diretor de Educação Online da Universidade ESAN, no Peru; Morales tem ampla experiência em consultoria de projetos internacionais, e falará sobre a “Gestão da a mudança cultural na adoção de novas tecnologias para educação”.

Entre os nomes nacionais, está o palestrante Ronaldo Mota, Reitor da Universidade Estácio de Sá e Diretor de Educação a Distância do Grupo Estácio. Com ampla experiência no setor público, onde foi Ministro Interino do Ministério da Educação, Mota discorrerá sobre a “Educação Contemporânea e Tecnologias Digitais”, apresentando uma análise sobre a revolução tecnológica e como esta impacta o mercado educacional e os processos de ensino e aprendizagem. Ricardo Ramos Fragelli também integra a lista de palestrantes confirmados; O Professor dos cursos de Engenharia e do Mestrado em Design da Universidade de Brasília (UnB), apresentará o caso  do “Método Trezentos: Aprendizagem ativa e colaborativa”, metodologia de aprendizagem ativa contemplada pelo Prêmio Santander Universidades, em 2015. O Método demonstra como foi possível melhorar o rendimento dos estudantes dos cursos de engenharia e matemática, e extrair resultados positivos num ambiente mais ativo e colaborativo para a Educação.

Além das palestras, inclui a programação, também, com um Painel de Debates entre os palestrantes, que tem o objetivo de promover um maior diálogo e troca de experiências sobre os tópicos abordados durante as palestras e sobre as questões trazidas pelos participantes. A edição de 2016 do Fórum de Lideranças: Desafios da Educação tem inscrições gratuitas, limitadas, e é voltada a líderes e gestores de Instituições de Ensino.

A iniciativa Desafios da Educação é uma parte importante das ações desenvolvidas pela Blackboard e o Grupo A Educação para promover um ensino que tem como prioridade a experiência e o sucesso do aluno. Para Pavlos Dias, Gerente Nacional da Blackboard, o papel da empresa é fomentar discussões que mostrem a importância do aluno como agente central do processo de aprendizagem. “São inúmeros os desafios que a educação brasileira enfrenta, e o papel da tecnologia é apoiar planos pedagógicos, novas metodologias, e facilitar o dia a dia de professores e alunos, garantindo uma rica experiência no ensino e aprendizagem”. O evento acontece anualmente no Brasil e em outros países da América Latina; neste ano, já foi realizada uma edição no México e o Fórum de Lideranças acontecerá ainda no Peru e no Chile.

Sobre o Fórum de Lideranças
Data: 12 de maio
Horário: 8h às 14h
Local: Insper
Endereço: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia, São Paulo

Palestrante: Dr. William Bill Ballhaus, CEO e Presidente da Blackboard; conselheiro na UCLA (Universidade da Califórnia) e Diretor Emérito do Conselho da United States Geospatial Intelligence Foundation

Palestrante: Matthew Small, Vice-presidente de Negócios Internacionais da Blackboard

Palestrante: Oswaldo Morales Tristán, Diretor de Educação Online e Professor de Administração na Escola de Negócios da Universidade ESAN, no Peru
Tema: Gestão da mudança cultural na adoção de novas tecnologias para educação

Palestrante: Ronaldo Mota, Reitor da Universidade Estácio de Sá, Diretor de Educação a Distância do Grupo Estácio; foi secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de secretário nacional de Educação Superior, secretário nacional de Educação a Distância e ministro interino do Ministério da Educação (MEC)
Tema: Educação Contemporânea e Tecnologias Digitais

Palestrante: Ricardo Fragelli, professor dos cursos de Engenharia e Mestrado em Design na Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador premiado por instituições como o MEC (Ministério da Educação), MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), e Prêmio Santander Universidades por estudos sobre novas metodologias para a Educação
Tema: Método Trezentos: Aprendizagem ativa e colaborativa

Palestrante:  Luiz Felipe Trivelato, Diretor Executivo da SAGAH, solução educacional do Grupo A, com mais de 15 anos de experiência em Ensino Superior no Brasil e América Latina. Atuou com Planejamento Estratégico, Fusões e Aquisições na Kroton Educacional e Rede Laureate de Universidades. Nos últimos dois anos participou de projetos para EAD na SAGAH e Educa Insights.
Tema: Mercado de Educação a Distância

Inscrições limitadas e gratuitas

Conheça os palestrantes do Fórum de Lideranças: Desafios da Educação

12/04/2016 -

Inspirar é o novo ensinar

Reunir especialistas com conhecimentos complementares e respeitados dentro de suas áreas de atuação é a forma como o Fórum de Lideranças se propõe a entregar um conteúdo diferenciado e valioso para o público presente. Cinco palestrantes da oitava edição do encontro já foram definidos. Veja quem são:

> Inscreva-se no Fórum de Lideranças: Desafios da Educação
> Leia bate-papo com Ricardo Fragelli, criador do Método Trezentos

William “Bill” Ballhaus
CEO e presidente da Blackboard, Bill Ballhaus é Doutor e Mestre em Aeronáutica e Astronáutica pela Universidade de Stanford e Mestre em Engenharia Mecânica e em Administração pela Universidade da Califórnia (UCLA). Quando CEO da SRA International, desenvolveu uma cultura de inovação que melhorou o portfólio da companhia em segurança cibernética, computação em nuvem, mobilidade, metodologias de desenvolvimento ágeis, ERP e data analytics. Atualmente, atua no Conselho da UCLA, é Diretor Emérito do Conselho da United States Geospatial Intelligence Foundation e membro do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica.

Matthew Small
Vice-presidente de Negócios Internacionais da Blackboard, Matthew Small é responsável pelo crescimento global da empresa fora dos Estados Unidos e do Canadá, o que representa mais de 100 países com presença da Blackboard. É hoje um dos maiores especialistas do mundo em tecnologia para a educação. Desde 2002, quando entrou na empresa, liderou importantes decisões estratégicas, como os processos de fusão com cerca de 20 empresas adquiridas e integradas, entre elas: The NTI Group, Elluminate, Wimba, Moodlerooms e Netspot.

Oswaldo Morales Tristán
PhD em Estudos Internacionais pela University of Waseda, no Japão, e Mestre em Economia e em Direito Empresarial, Oswaldo Morales Tristán é diretor de Educação Online e professor de Administração na Escola de Negócios da Universidade ESAN. Sua extensa experiência empresarial e de consultoria em projetos internacionais e sua trajetória multidisciplinar lhe dão grande propriedade acerca do desenvolvimento do capital humano. Professor Morales atualmente trabalha com formas de incorporar elementos culturais no desenvolvimento de projetos em contexto global.

Ronaldo Mota
Reitor da Universidade Estácio de Sá e Diretor Executivo de Educação a Distância do Grupo Estácio e Pós-Doutor pela University of British Columbia-Canadá e University of Utah-EUA. Ronaldo Mota foi Secretário Nacional de Educação Superior, Secretário Nacional de Educação a Distância e Ministro Interino do Ministério da Educação, Professorial Visiting Fellow no Institute of Education da University of London na Cátedra Anísio Teixeira/CAPES e condecorado pelo Presidente da República como Comendador na classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Ricardo Ramos Fragelli
Doutor em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília. Ricardo Ramos Fragelli é professor adjunto da UnB dos cursos de Engenharia da Faculdade UnB Gama e faz parte do corpo docente do Mestrado em Design do Dep. de Design Industrial. Por meio de suas pesquisas em novos métodos, técnicas e tecnologias para a Educação, recebeu dez prêmios nacionais de Instituições como MEC, MCT, CAPES, ABED e Santander Universidades. Desenvolve pesquisas em Técnicas e Métodos Educacionais, Educação a Distância e Objetos de Aprendizagem Multiformes, entre outras áreas de inovação na educação.

O Fórum de Lideranças: Desafios da Educação acontece no dia 12 de maio, em São Paulo. Acesse mais informações.

Ricardo Fragelli apresenta o Método Trezentos no Fórum de Lideranças

05/04/2016 -

Método Trezentos

“Método Trezentos: Aprendizagem ativa e colaborativa” será a contribuição do professor Ricardo Fragelli no Fórum de Lideranças: Desafios da Educação. A proposta é debater os resultados e benefícios de se construir um ambiente ativo e colaborativo em sala de aula. Fragelli apresenta três experiências bem-sucedidas que resultaram na melhoria do rendimento de seus alunos, além de promoverem uma relação mais solidária entre estudantes, monitores e professores envolvidos. Suas pesquisas em novos métodos, técnicas e tecnologias para a Educação, incluindo os cases Rei da Derivada, Summaê e Trezentos, que serão apresentados no evento, renderam ao professor dez premiações nacionais de institutos como MEC, MCT, CAPES, ABED e Santander Universidades.

>> Veja mais informações e se inscreva no Fórum de Lideranças: Desafios da Educação

A seguir, Ricardo Fragelli responde a três questões sobre sua participação no Fórum de Lideranças.

- Como você espera impactar os presentes com sua palestra?
Espero que os professores e os demais envolvidos se sintam prestigiados em toda sua história e em toda sua entrega em favor da Educação. Contudo, gostaria de despertar uma reflexão para outros caminhos que podem ser mais significativos tanto para o professor quanto para o estudante.

- Que tipo de experiência a participação em um encontro como o Fórum, que se propõe debater o ensino, agrega aos presentes, em sua opinião?
Agrega uma percepção sobre as tendências de pesquisas em Educação e, nesse espaço de possibilidades, quais são aquelas que têm maior sintonia e que mais acrescentam ao seu próprio contexto.

- Pessoalmente, qual o seu ganho em palestrar (e participar também como espectador de outras palestras) no Fórum?
Nosso maior objetivo é o de encontrar novos colaboradores para nossas técnicas, métodos e ideias para Educação. Passamos a descobrir mais sobre nós mesmos ao vermos colegas aplicarem nossos métodos em novas áreas e para novos públicos e termos o retorno de quais foram os resultados. Para além disso, no diálogo com outras ideias, aprimoramos nossa visão e nossa conduta.

Ricardo Fragelli é graduado em Engenharia Mecânica e doutor em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília. Atualmente, desenvolve pesquisas em Sistemas Tutores Inteligentes e Adaptativos aplicados à Educação, Simuladores Interativos, Inteligência Artificial, Redes Quantizadas, Técnicas e Métodos Educacionais, Educação a Distância e Objetos de Aprendizagem Multiformes.

O Fórum de Lideranças: Desafios da Educação acontece no dia 12 de maio, na Insper, em São Paulo. Acesse para outras informações.

O Desafios da Educação é uma iniciativa voltada a líderes e gestores de Instituições de Ensino, que tem como objetivo compartilhar experiências e discutir as melhores práticas em Educação.

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba as novidades do Desafios da Educação em seu email.

Quero assinar

Realização:

Creative Commons License

Siga a Blackboard: