Eventos e notícias sobre o futuro
da educação voltados a líderes
e gestores de Instituições
de Ensino Superior

Uma iniciativa:

Blog

Fórum de Liderenças: Desafios da Educação – Um dia para repensar o ensino

12/05/2016 -

Fórum de Lideranças 2016

Mais de 260 pessoas, entre educadores e gestores de instituições de ensino, se reuniram no auditório do Insper, durante a manhã e parte da tarde deste dia 12, para refletir sobre novos métodos de aprendizagem ativa, tendências da educação e o mercado do ensino a distância. O Fórum de Lideranças: Desafios da Educação reuniu cinco palestrantes reconhecidos em seus campos de atuação e terminou o evento com um painel de debates, em que cada um deles respondeu questões do público presente.

A manhã começou com aberturas de Bruno Weiblen, Diretor Comercial da Blackboard no Grupo A, e de Irineu Gianesi, Diretor de Novos Projetos Acadêmicos do Insper. Gianesi relembrou os desafios em relação a qualidade de ensino no Brasil: ”A tecnologia tem um papel extremamente importante, seja para reduzir custos e ampliar o acesso, seja para melhorar a qualidade, dando um atendimento cada vez mais personalizado para o aluno”, defendeu.

Repensando a educação
O primeiro paletrante do dia foi Bill Ballhaus, CEO e Presidente da Blackboard, que identificou semelhanças entre os desafios na educação no Brasil e no mundo. Segundo ele, os jovens naturalmente usam a tecnologia, e a empresa que investe em inovação no ensino motiva os jovens. Nâo se pode mais pensar a educação da mesma forma.

“O mercado de trabalho procura por formandos que consigam trabalhar de forma colaborativa, e as universidades têm que treinar essa competência em seus alunos”, acredita.

Após, Oswaldo Morales, Diretor de Educação Online e professor na Universidad ESAN, no Peru, apontou que toda a mudança tem uma lógica e implica na cultura da organização. “O desafio é mudar um chip interno, dentro do indivíduo.”

Para ele, há uma resistência natural às mudanças, uma tendência a se manter o status quo. “Para mudar é preciso se arriscar”, garantiu Morales. Para ele, a mudança tem uma agenda política: vai encontrar resistência, então a instituição precisa convencer, investir e envolver os principais líderes.

Apresentando o case Trezentos, Ricardo Fragelli, professor-adjunto da UnB Gama, disse buscar com que o aluno da primeira fileira tenha a mesma experiência de aprendizado que o da última. “Acredito que nós, como educadores, temos que formar alunos que sejam excelentes técnicos e que dominem a ciência, mas com paixão e solidariedade.

Na volta do intervalo, Ronaldo Mota, Reitor da Universidade Estácio de Sá fez uma retomada da origem das salas de aula, formato de ensino criado por Platão, e que até hoje é replicado quase sem mudanças. Para ele, é preciso sempre lembrar que todos aprendem o tempo todo. E cada um aprende de maneira única. ”É importante ter empatia também no processo de educação”, disse.

Por fim, Luiz Filipe Trivelato, Diretor Executivo da SAGAH, apresentou dados sobre o mercado de ensino a distância no Brasil, demonstrando locais com potencial de crescimento.

Painel de debates
No final das apresentações, Trivelato mediou uma conversa entre os palestrantes. Ronaldo Mota defendeu que é preciso repensar o papel do professor no novo processo de ensino, já que a aprendizagem não ocorre mais de forma passiva. Para ele, o educador assumirá uma função de preceptor, orientando a formação dos estudantes.

Frageli falou da “maldição do conhecimento”, que ocorre quando o professor domina tanto determinado assunto que se desconecta do aluno e não consegue passar o conhecimento de forma que ele compreenda.

Já Morales disse que o mundo está globalizado e tecnológico. “Hoje, vemos grupos de estudos entre estudantes de diferentes países que conseguem se comunicar até mesmo sem dominar os idiomas uns dos outros”, encerrou.

Amanhã acontece o Fórum de Lideranças: Desafios da Educação

11/05/2016 -

Desafios da Educação

Com inscrições esgotadas, o Fórum de Lideranças: Desafios da Educação acontece amanhã, a partir das 8h, no Insper (veja mapa abaixo). O evento irá debater as tendências do ensino centrado no aluno com apresentação de cases premiados por palestrantes reconhecidos em seus campos de atuação.

> Veja aqui a programação completa

Ao final do ciclo de palestras, Luiz Filipe Trivelato, Diretor Executivo da SAGAH, irá mediar um painel de debates entre os convidados e a plateia. O Fórum de Lideranças se encerra às 14h.

Localize-se:

O Fórum de Lideranças: Desafios da Educação na mídia

06/05/2016 -

Fórum de Lideranças

O Fórum de Lideranças: Desafios da Educação, que acontece no próximo dia 12 de maio, já está com 100% das vagas preenchidas. O evento terá a participação de palestrantes renomados em suas áreas e painéis de debates sobre as tendências do ensino centrado no aluno, com demonstração de cases bem-sucedidos.

O Fórum de Lideranças está recebendo a atenção dos veículos do segmento de ensino. Os sites Planneta Educação, Direcional Escolas, ARede Educa e itPortal, além da Revista Educação apontam a importância de os líderes das Instituições se envolvam no planejamento da educação considerando todos os seus processos.

Um dos temas em debate, a ampliação do alcance das universidades com o ensino a distância, também recebeu destaque e teve como fonte de informação a Blackboard. A revista Você S/A aponta quem são os alunos que se destacam no EaD e quais as vantagens e desvantagens desses cursos. Já a Exame indica como, em entrevista de emprego, deve ser a abordagem quanto à graduação cursada a distância. Por fim, a Planneta Educação publicou artigo assinado por Pavlos Dias, Gerente Nacional da Blackboard, sobre como a formação a distância exige disciplina, organização e maturidade dos alunos, fazendo com que se tornem profissionais focados e responsáveis.

Veja outros veículos que também indicaram o evento:
Jornal Dia a Dia
Segs
Revista Gestão Universitária
Jornal Empresas e Negócios
Administradores
Porvir
Telequest

O Fórum de Lideranças: Desafios da Educação acontece no Insper, em São Paulo. Se você está inscrito, não deixe de participar.

Sobre o Fórum de Lideranças
Data: 12 de maio
Horário: 8h às 14h
Local: Insper
Endereço: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia, São Paulo

Palestrante: Dr. William Bill Ballhaus, CEO e Presidente da Blackboard; conselheiro na UCLA (Universidade da Califórnia) e Diretor Emérito do Conselho da United States Geospatial Intelligence Foundation
Tema: Panorama do Fórum de Lideranças

Palestrante: Oswaldo Morales Tristán, Diretor de Educação Online e Professor de Administração na Escola de Negócios da Universidade ESAN, no Peru
Tema: Gestão da mudança cultural na adoção de novas tecnologias para educação

Palestrante: Ronaldo Mota, Reitor da Universidade Estácio de Sá, Diretor de Educação a Distância do Grupo Estácio; foi secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de secretário nacional de Educação Superior, secretário nacional de Educação a Distância e ministro interino do Ministério da Educação (MEC)
Tema: Educação Contemporânea e Tecnologias Digitais

Palestrante: Ricardo Fragelli, professor dos cursos de Engenharia e Mestrado em Design na Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador premiado por instituições como o MEC (Ministério da Educação), MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), e Prêmio Santander Universidades por estudos sobre novas metodologias para a Educação
Tema: Método Trezentos: Aprendizagem ativa e colaborativa

Palestrante:  Luiz Felipe Trivelato, Diretor Executivo da SAGAH, solução educacional do Grupo A, com mais de 15 anos de experiência em Ensino Superior no Brasil e América Latina. Atuou com Planejamento Estratégico, Fusões e Aquisições na Kroton Educacional e Rede Laureate de Universidades. Nos últimos dois anos participou de projetos para EAD na SAGAH e Educa Insights.
Tema: Mercado de Educação a Distância

O mercado e as perspectivas do EAD no Fórum de Lideranças: Desafios da Educação

27/04/2016 -

Ensino a Distância

Um debate construtivo sobre como as instituições de ensino estão acompanhando e se adaptando às mudanças na educação superior, com apresentação de cases e troca de experiências entre os gestores de faculdades e universidade. O Fórum de Lideranças: Desafios da Educação é um evento que se propõe a discutir o ensino centrado no aluno e de que formas as instituições conseguem, de forma mais efetiva, impactar positivamente o desempenho dos estudantes.

> Veja informações completas sobre o evento
> Vagas limitadas e gratuitas. Clique e se inscreva!

– São inúmeras as possibilidades de como os debates do Fórum de Lideranças influenciam diretamente nas instituições, desde com otimização e redução de custos até em planejamento da próxima onda de crescimento – explica Pavlos Dias, Gerente da Blackboard no Brasil.

Enriquecendo o conteúdo do evento, Luiz Filipe Trivelato está confirmado como palestrante no Fórum de Lideranças. Diretor Executivo da SAGAH e com mais de 15 anos de experiência em Ensino Superior no Brasil e na América Latina, Trivelato irá apresentar as perspectivas e tendências do mercado de EAD, além de ser mediador do Painel de Debates – momento em que os palestrantes são reunidos para dialogar acerca dos tópicos abordados nas palestras e responder as dúvidas dos participantes.

O Fórum de Lideranças: Desafios da Educação acontece dia 12 de maio, no Insper, em São Paulo. Tem inscrições limitadas e gratuitas. Garanta a sua presença.

Fórum de Lideranças: Desafios da Educação incentiva a troca de experiências entre instituições e palestrantes

19/04/2016 -

Desafios da Educação

Está se aproximando a data para o Fórum de Lideranças: Desafios da Educação. Promovido pelo Grupo A Educação e a Blackboard Brasil, com o apoio do Insper e da SAGAH, o evento acontece no dia 12 de maio e se propõe a discutir tendências e desafios do ensino do futuro e a incentivar a troca de experiências entre instituições. “Nossa proposta é promover um modelo de evento mais conciso e focado no debate, com palestras mais curtas e bastante tempo para discussões entre palestrantes e os presentes”, explica Pavlos Dias, Gerente da Blackboard no Brasil. “Diferentemente de outros eventos, que têm temas mais abrangentes, temos como foco principal o debater de metodologias centradas no aluno e como a tecnologia pode trazer vantagens para os estudantes, melhorando seus desempenhos e o da instituição de ensino como um todo”, complementa.

> Veja informações completas sobre o evento
> Vagas limitadas e gratuitas. Clique e se inscreva!

O Fórum de Lideranças se propõe a apoiar as instituições de ensino por meio do debate de metodologias e atualizações do que há de mais moderno sendo utilizado em faculdades e universidades do Brasil e do mundo. Segundo Pavlos Dias, o aprendizado para cada instituição depende de seu momento: “Uma instituição de grande porte pode encontrar modos para redução de custos e otimização de resultados de alunos ou planejar sua próxima onda de crescimento. Já instituições de pequeno e médio portes se deparam com metodologias inovadoras para atrair novos alunos e diferenciar-se de concorrentes, por exemplo. É o momento de conhecer referências extremamente positivas e adaptá-las para que sejam aplicadas dentro de seus objetivos”.

O Fórum de Lideranças: Desafios da Educação acontece no Insper, em São Paulo, e é voltado para gestores de instituições de ensino. As inscrições são gratuitas e limitadas. Inscreva-se!

O Desafios da Educação é uma iniciativa voltada a líderes e gestores de Instituições de Ensino, que tem como objetivo compartilhar experiências e discutir as melhores práticas em Educação.

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba as novidades do Desafios da Educação em seu email.

Quero assinar

Realização:

Creative Commons License

Siga a Blackboard: